Antes de iniciar a intervenção, é realizado uma avaliação de acordo com protocolos padronizados (Ex: VB-MAPP, ABLLS, AFLLS, dentre outros) para rastrear e identificar habilidades que estão preservadas e as áreas que estão deficitárias. A avaliação envolve: anamnese com os cuidadores, observações clínicas, testagens diretas com o paciente, elaboração de um planejamento terapêutico e devolutiva.
A partir da avaliação e do planejamento terapêutico, iniciam-se os atendimentos que podem ser realizados no consultório com um psicólogo clínico, e em ambiente domiciliar e/ou escolar por um acompanhante terapêutico (AT).
São reuniões semanais realizadas pelo supervisor com o acompanhante terapêutico (AT), com o intuito de avaliar o desempenho do paciente atendido e da conduta do profissional, mudanças das estratégias utilizadas para o ensino das habilidades, orientações de manejo de comportamentos e definição de próximos passos da intervenção. Todas as orientações são registradas em documento em formato de pauta e enviados aos cuidadores e outros profissionais que atuam com o paciente.
São reuniões com os cuidadores do paciente, com o objetivo de tirar dúvidas sobre a intervenção realizada, orientar sobre como manejar comportamentos disfuncionais que podem acontecer na rotina familiar e para instrui-los de como maximizar as oportunidades de ensino de diversas habilidades e para a generalização das habilidades já aprendidas.
São orientações para os professores, auxiliares e outros profissionais da escola, com o objetivo de maximizar as habilidades de rotina de sala de aula, habilidades sociais e generalização das habilidades aprendidas nas intervenções, manejo de comportamentos disfuncionais e estratégias para o ensino de novas habilidades.
Esse serviço é oferecido para residentes de outros Estados do Brasil. É realizado uma consultoria in loco, no qual o terapeuta vai até a cidade e/ou Estado do paciente para acompanha-lo por alguns dias. O intuito é de realizar avaliação, elaboração do planejamento terapêutico, treinamento de profissionais para a aplicação de programas de ensino, observação escolar, orientação parental, reunião de equipe, dentre outros. Após a visita do terapeuta, o paciente é acompanhado a distância, via on-line.
Com o planejamento terapêutico, são criados documentos que definem e orientam a forma como as habilidades serão ensinadas, bem como registros para acompanhamento.
Os materiais utilizados para a aplicação dos programas são produzidos de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas, levando em consideração os interesses dos pacientes.